Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo NPD Group com as marcas mais populares de sapato mostra que as vendas de salto alto caíram 12% no ano passado, enquanto vendas de tênis para mulheres cresceu 37%, chegando a uma marca de 2,3 bilhões de dólares. O dado chamou atenção e repercutiu na mídia americana. Reportagem da CBS analisa que as mulheres não querem mais ser “avaliadas” no trabalho pelo sapato alto que usam.
Segundo a publicação, trata-se de uma “mudança cultural, em parte motivada pela chegada dos millennials”. Conforto é tendência e tornou-se prioridade número 1. Vemos mulheres usando tênis com terno e está tudo bem.
O clima de startups e a informalidade trazida pelas empresas de tecnologia pode estar contribuindo para os saltos altos não serem lá mais tão indispensáveis. Connie Wang, redatora-sênior da Refinery29, agência de conteúdo dedicada à mulheres millennials (mulheres que têm hoje entre 20 e 35 anos), afirmou ao CBS que está acontecendo uma “Mudança nos ambientes de trabalho”.
Segundo Wang, vestir-se de forma casual ganha espaço nos escritórios e, no caso das mulheres, pode também tratar de uma questão de “empoderamento”. “Algumas mulheres se sentem melhor com um par de sapatilhas e eu acredito que chegamos a um ponto na sociedade em que finalmente isso é mais do que aceitável no trabalho”.
Uma outra razão para a queda nas vendas de sapatos altos, segundo analisa o Los Angeles, é que as americanas estão fazendo mais “home office” e, mesmo entre aquelas que estão indo, há um uso maior de equipamentos de monitoramento da atividade física que mostram a necessidade de nos movimentarmos ao longo do dia. O que estaria estimulando o uso de roupas menos formais nos escritórios.